quinta-feira, 5 de junho de 2014

Resenha: Caminhando na Chuva de Charles Kiefer

Túlio Schüster, um jovem descendente de alemães vive em Pau D’Arco, uma cidade do Rio Grande do Sul e nos conta sobre sua história desde a infância.

O título se refere a preferência de Túlio por caminhar durante as chuvas pelo simples motivo de que prefere não ser observado por ninguém, nesse momento as pessoas geralmente ficam dentro de casa, o que lhe rende um pouco de privacidade.

O moço é apaixonado pelas palavras que o fazem se perder em meio aos pensamentos que lhe ocorrem.

“Isso tudo que escrevo vem assim, de repente, como se um vulcão tivesse entrado em erupção dentro de mim, a coisa vem desordenada, caótica, sem um rumo definido.”

O livro é considerado uma novela. Túlio fala sobre seus anos de vida (os 20 primeiros). Seus momentos em uma escola particular, sendo o mais humilde, o único filho de caminhoneiro em meio aos filhos de médicos, advogados etc. Se via desafortunado, mas para compensar o fato de ser pobre se enfurnou nos estudos e em livros como forma de se destacar positivamente.

Nessa escola ele conhece Rosana, uma menina rica, filha de médico. O namoro dos dois não pode ter um futuro devido a diferença de classe social, fator de objeção do pai dela.

O enredo chega ao ponto em que o jovem toma uma grande decisão, porém não sabemos o que acontece a seguir, porque este é o final da novela. Ele escreveu suas memórias limitando-se ao ponto de sua escolha, para preservar o que ele era, já que muita coisa poderia mudar.

O final (na verdade não tem um final).  O encerramento do livro se dá em uma memória de Túlio fazendo aquilo que mais gostava...caminhando na chuva.

Observações:
Positivas
·         Durante os acontecimentos são citados vários autores clássicos, como Shakespeare, Proust, Machado de Assis, Graciliano Ramos, Agatha Christie entre outros.
·         A narrativa acontece como uma conversa em que ele mesmo observa o que foi escrito, aprovando, pedindo desculpas.

Negativas
·         Têm palavrões
·         O desfecho é um tanto frustrante para aqueles que gostam do final bem elaborado, pois como já citei não sabemos o que acontece depois da decisão de Túlio, o que aconteceria com ele e Rosana.


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

2014 © Planer - Responsive Blogger Magazine Theme - Editado por Equipe Inexorável Nerd
Planer theme by Way2themes