Nesses últimos dias tenho visto muitos artigos e posts falando sobre a queda da fantasia nacional.
Eu não acredito que a fantasia nacional esteja decaindo, não mesmo. Para quem se interessa tem uma porção de livros nacionais fantásticos, realmente fantásticos.
O grande problema que percebo é o preconceito do brasileiro com o que é de seu próprio país. Muitas vezes, falando de autores nacionais para leitores conhecidos logo veio aquela opinião negativa só porque é "BR".
Esse preconceito, muitas vezes, tem seu estopim no ensino médio, em que nos obrigam a ler clássicos de conteúdo desinteressante aos jovens em geral. Muitos de nós, buscamos aventuras, tramas e coisas impossíveis ao nosso mundo real e não a história sobre uma possível traição ou um amor trágico. Sem contar a linguagem difícil e pouco atrativa a quem nunca teve muito contato com livros.
Isso fica enraizado na mente da pessoa, e quando você recomenda um livro nacional, ela já o associa com tais livros, mesmo sem querer.
Dessa forma, o que prejudica a fantasia nacional, além do problemático meio editorial para autores brasileiros, é essa cultura de apreciar apenas o que é estrangeiro e não o que é de nossa nação.
#euleionacionais
sexta-feira, 17 de julho de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário