Os primeiros jogos eletrônicos surgiram como consequência de
pesquisas acadêmicas na área de ciência da computação. Principalmente, para
testes de interação humano-máquina, capacidade de aprender e se adaptar além de
formulação de estratégias. Esses jogos estavam disponíveis a um público mais do
que restrito.
Tornaram-se populares entre as décadas de 70 e 80, quando
foram lançados jogos de arcade, consoles e jogos para computadores. Ainda que
bem diferentes dos que conhecemos atualmente, estes introduziram essa
tecnologia ao público em geral.
Considere a definição abaixo extraída de um dicionário:
Cultura é o conjunto de
manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou
civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes
atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e
escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções,
pensamentos, formas de organização social, etc.
A mania gamer está cada vez mais presentes em roupas, itens para
coleção, acessórios e até mesmo, músicas. Os games avançaram e alcançaram um
patamar de grande importância na cultura atual. Alcançando também o campo da
linguística. Quem nunca ouviu falar dos termos bug, glitch, camperar, farmar, noob?
O Brasil por ser um país jovem tem essa cultura muito forte.
E a ideia de que jogar era apenas diversão, morreu junto com o século XX.
Não é mais possível negar que os games incorporaram o papel
de entretenimento, educação e treinamento, e que por tais papeis vêm ganhando atenção de muitos estudos e pesquisas acadêmicas.
De acordo com estudo, videogame faz bem a criança |
Os gamers, ainda, adquiriram papel icônico
na cultura pop.
80 jogadores reunidos para um cosplay gamer de recorde mundial |
Game agora é uma nova forma de arte.
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