terça-feira, 6 de outubro de 2015

A Guerra dos Tronos, de George R.R. Martin

As Crônicas de Gelo e Fogo – Livro 1
São poucos os livros que te conquistam já no prólogo.

Pela fama das numerosas mortes, receei ler A Guerra dos Tronos por um bom tempo. Tal destino para tantos personagens me espantava. Contudo, após uma maratona da série de TV, não pude resistir aos livros.

Embarquei no Submarino e garanti os 5 volumes, e então mergulhei nessa fantasia épica.

De páginas repletas de aventuras em páginas repletas de boa escrita, nasce uma obra que marca cada leitor ávido pela fuga da banalidade.


A Guerra dos Tronos do roteirista e escritor de ficção científica, terror e fantasia George R.R. Martin foi publicado no Brasil pela Editora LeYa, com tradução de Jorge Candeias. A ilustração da capa é do aclamado Marc Simonetti.

Arte da capa por Marc Simonetti

Eddard Stark, Senhor de Winterfell é nomeado Mão do Rei após a morte do antigo conselheiro Jon Arryn. Com a suspeita de que Arryn fora assassinado, Eddard aceita o cargo para investigar o caso. Robert Barathon, o Primeiro de Seu Nome, é o Rei dos Sete Reinos e velho amigo de Ned, como os próximos conhecem Eddard Stark. Suspeitando de Cersei da casa Lannister e esposa do Rei, Ned não sabe onde está se metendo.  Na tentativa honrosa de proteger seu Rei, Ned acaba virando alvo da fúria de uma dúzia de conspiradores e agora ele e sua família estão correndo perigo.

Eddard "Ned" Stark por linxz

Enquanto isso, o Norte no além da Muralha é assolado por forças sobrenaturais há muito esquecidas.
A Muralha
Você se envolve pela história. Acaba imerso no mundo, interage, raciocina, como se fizesse parte dele.

Os personagens são excelentes. É perceptível que cada um foi construído com bastante especificidade. Ao decorrer da história você os compreende.

“Nunca se esqueça de quem é, porque é certo que o mundo não se lembrará. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza. Arme-se com essa lembrança, e ela nunca poderá ser usada para magoá-lo.” -Tyrion Lannister

Entre os meus favoritos estão o Duende Tyrion Lannister e Arya Stark. Deslocados da sociedade, têm habilidades excepcionais mas são incompreendidos.

“...uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar para se manter afiada.”-Tyrion Lannister

A corte está cheia de mistérios e intrigas, recheada de interesses e motivações obscuras. O que torna ainda mais difícil compreender pelo que lutam cada um. Obviamente, alguns marcaram suas intenções logo de cara. Mas, seria possível afirmar com certeza os objetivos de Lorde Varys, o aranha, ou o de Lorde Baelish, o Mindinho?

Um ponto muito forte desse livro é que ele não envolve uma única trama. São muitos personagens de muitos lugares e muitos deles convergem à guerra pelo Trono de Ferro. No entanto, há ainda o desconhecido além da Muralha , a consciência de que o Verão está no seu fim, e o Inverno está chegando, um Inverno de muitos anos com todas as suas implicações e com base nas histórias com todos seus mistérios aterrorizantes.

Quem assistiu a série até a 5 temporada, tem informações privilegiadas, no entanto, ainda assim há detalhes sórdidos escondidos, o que nos deixa ainda mais curiosos.

As Crônicas de Gelo e Fogo constituem uma trama complexa. Muito bem construída, com todos os elementos necessários para um épico inesquecível.

O livro um faz seu papel de iniciador, melhor impossível.
E você? O que acha da obra de George R.R. Martin?


Mantendo o hábito de não classificar o primeiro volume com o máximo de canecas, para não limitar a classificação dos seguintes, A Guerra dos Tronos recebe 4 canecas.


Livro 4 - O Festim dos Corvos
Livro 5 - A Dança dos Dragões

Livro 6 - Os Ventos do Inverno (Sem previsão de lançamento)


3 comentários:

  1. É bom demais né? George escreve com maestria, nos faz amar e odiar o mesmo personagem diversas vezes, despedaça nosso coração, mas ainda assim é um mestre da literatura.

    Abraços!
    www.bravuraliterariablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. É bom demais né? George escreve com maestria, nos faz amar e odiar o mesmo personagem diversas vezes, despedaça nosso coração, mas ainda assim é um mestre da literatura.

    Abraços!
    www.bravuraliterariablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Ao longo da leitura as opiniões mudam e mudam de novo. Primeiro livro dele e já estou apaixonada pela escrita. Obrigada pela visita.
      Até a próxima :)

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

2014 © Planer - Responsive Blogger Magazine Theme - Editado por Equipe Inexorável Nerd
Planer theme by Way2themes