terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Resenha: A Fúria do Assassino, de Robin Hobb

Saga do Assassino – Livro III

A Fúria do Assassino encerra a Saga do Assassino e a história de Fitz (por enquanto), um jovem bastardo que deu tudo pelo seu rei. A série foi publicada no Brasil pela Editora LeYa e o 3º conta com mais uma ilustração de Marc Simonetti como capa.

Com a guinada final em O Assassino do Rei, segundo volume, a expectativa para esse livro estava gigante e em suas 831 páginas de variadas emoções encerrou a saga deixando muita saudade.

Fitz está vivo. Mas, morto pelo conhecimento geral. Após despertar e tentar se ajustar aos hábitos antigos, compreende quanto tudo a sua volta está diferente. Ele tem que ficar escondido, ninguém além de Bronco e Breu sabe que o jovem está realmente vivo e o escondem e cuidam da melhor forma possível.

Com a morte do Rei Sagaz e o desaparecimento do Príncipe Herdeiro Veracidade, Majestoso assume o trono e transfere tudo o que há de valioso em Torre do Cervo para a cidade de Vaudefeira.  Móveis, artigos, tapeçarias, animais, criados e soldados, tudo é levado para a nova moradia do Rei, deixando Cervo em péssimas condições para se defender dos crescentes ataques dos Navios Vermelhos.

Após um longo período de adaptação, Fitz encontra sua demanda: Assassinar Majestoso. Tenta ao máximo recuperar suas forças e se preparar para essa missão, mas os traumas que carrega o assombram como poucos suportariam.

"Já não era FitzCavalaria. Era aquilo que restara depois de o medo expulsá-lo do meu corpo."

Sua jornada se inicia e através do Talento, recebe uma mensagem de Veracidade avisando-o que está vivo. Fitz luta entre sua demanda pessoal e o dever de ajudar o verdadeiro Herdeiro a assumir seu lugar.
Fitz, Olhos-de-Noite e Bobo by Shepinka
Os ataques dos Salteadores aumentam em intensidade e crueldade, os forjamentos atingem não apenas as áreas costeiras mas avançam cada vez mais para o interior destruindo castelos e vilas inteiras. Os Seis Ducados sofrem com o desenrolar dos acontecimentos e mais vidas são destruídas do que se pode contar.

O vínculo entre Fitz e Olhos de Noite está mais forte do que nunca e o lobo ganha ainda mais destaque nesse livro. A Manha em si fica mais clara e melhor definida. Grandes mistérios da Saga são explicados neste último volume intenso.

Solidão, honra, sacrifício são muito trabalhados nos personagens que ganham uma nova faceta no decorrer da história provocam reflexões mesmo após o término do livro. Uma sensação de que ideias foram plantadas na mente de uma forma minuciosa e sutil pode permanecer no leitor no período pós-leitura. 

Esse foi um grande livro, e não apenas no tamanho, tantas coisas acontecem nessa história, tantos personagens. Foi difícil encerrar essa leitura pensando na despedida que seria. O fim de uma grande aventura. 

Foi ótimo entender finalmente o que era o Forjamento.

A boa notícia é que a LeYa anunciou novos lançamentos da autora com a trilogia The Liveship Traders, com o primeiro livro Ship of Magic, que faz parte do universo da história de Fitz então é só aguardar.

Tenho tanto para falar desse livro...mas seria spoiler!

Saga do Assassino:
Livro II - O Assassino do Rei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

2014 © Planer - Responsive Blogger Magazine Theme - Editado por Equipe Inexorável Nerd
Planer theme by Way2themes