As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro 3
É difícil descrever a sensação que tenho ao terminar este livro. O adorei, mas o odiei igualmente. Tantos acontecimentos, tantas viradas e muitas vezes mais ludibriações do que julguei ser possível. Por ler tantos pontos de vistas, tive a falsa sensação de que sabia algo mais, no entanto Martin consegue a cada instante surpreender com sua irreverência e sua mente um tanto quanto capciosa.
A situação em Westeros gira em torno da guerra e suas consequências. Crueldade, fome, intrigas, batalhas cada vez mais devastadoras, destinos que são mudados ou interrompidos. A impiedade reina com se fosse o próprio Aerys II de volta ao Trono De Ferro.
Os Senhores lidam agora com os acontecimentos posteriores ao da Batalha da Água Negra e seu significado. Stannis Baratheon foi derrotado, mas permanece vivo e não irá desistir de sua pretensão ao Trono. Tyrion se recupera dos graves ferimentos adquiridos na batalha enquanto Tywin Lannister, seu pai, ganha todo o crédito pela vitória.
Tywin Lannister by Gubrutsky |
Castelos, títulos e honrarias são distribuídos entre os que provaram seu valor na batalha. Enquanto a notícia da vitória Lannister se espalha, a notícia de que Brandon e Rickon foram mortos em Winterfell deixa Sansa em uma situação delicada, sendo agora herdeira de seu irmão até que ele arranje filhos.
Catelyn está arrasada com a notícia e se torna uma pessoa amarga e desconfiada após tanto ser tirado dela. Winterfell foi destruído, seus dois filhos mais novos mortos, assim com suspeitam de Arya que sumiu há tanto tempo. Sansa é refém em Porto Real e não faltam problemas ao Rei do Norte, Robb Stark e seus vassalos.
Balon Greyjoy se declara Rei e se instala em uma posição geográfica que prejudica qualquer estratégia de Robb.
É difícil saber quem é amigo ou inimigo.
No Norte, a Patrulha da Noite enfrenta a fúria e os números dos selvagens sob o comando de Mance Rayder, o Rei-pra-lá-da-Muralha. Ao que me parece ambos querem a proteção da Muralha, que não é apenas uma grande parede de gelo, contra os Outros.
Mance Rayder by DiegoGisbertLlorens |
"Meu nascimento é tão baixo quanto poderia ser, nenhum septão me besuntou a cabeça com óleos, não sou dono de castelos, e a minha rainha usa peles e âmbar, e não seda e safiras. Sou o meu próprio campeão, o meu próprio bobo e o meu próprio harpista. Não se torna Rei-para-lá-da-Muralha por causa de quem foi o seu pai. O povo livre não seguirá um nome e não se importa com qual dos irmãos nasceu primeiro. Segue lutadores." - Mance Rayder
Melisande, a sacerdotisa vermelha, faz profecias de que uma noite longa e fria atingirá a todos se o mal do Outro não for combatido com a ajuda de seu Senhor da Luz e do Azor Ahai Renascido, o escolhido de R'hllor para enfrentar as criaturas malignas.
Sabemos então que Melisande acredita que Stannis é o Azor Ahai Renascido e sua intenção não é colocá-lo no Trono para que seja apenas mais um Rei na história de Westeros, mas sim que seja ele a impedir que o mal caia sobre o mundo.
Melisandre e Stannis by Magali Villeneuve |
"A noite que não tem fim. Fala de profecias...um herói renascido no mar, dragões vivos chocados a partir de pedra morta..."
Longe dali, Danaerys encontra uma nova demanda ao buscar por um exército seu e sua relação com Sor Jorah se torna ainda mais delicada.
"A Tormenta das Espadas" é até agora o meu livro preferido da série. Os personagens foram bem aprofundados nesse volume e é perceptível o desenvolvimento de cada um deles. Enquanto a trama se torna mais complexa e mais saborosa ao longo das páginas, são mais de 800, vemos um desenrolar com aspectos cada vez mais míticos e inusitados. Simplesmente incrível.
A pior parte desse livro foi ter que largá-lo, assim como o anterior. Mas, que venha O Festim dos Corvos.
Livro 1 - A Guerra dos Tronos
Livro 2 - A Fúria dos Reis
Livro 3 - A Tormenta das Espadas
Livro 4 - O Festim dos Corvos
Livro 5 - A Dança dos Dragões
Livro 6 - Os Ventos do Inverno (Sem previsão de lançamento)
Autor: George R.R. Martin
Editora: LeYa
Legal! Suas resenhas são incriveis
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado, João Vithor. Muito obrigada pela visita :)
Excluir